Os benefícios de fazer webinars para pequenos negócios
|
Recentemente o mundo foi acometido pela Covid-19 e pequenas e médias empresas tiveram que se reinventar para manter o negócio em funcionamento e não fechar as portas de vez. Em uma época delicada como essa, há algumas formas para ter uma presença online que compense minimamente a falta do espaço físico.
Ainda há muito a enfrentar nesse momento de pandemia, mas mesmo após ela, a expectativa é de que esse comportamento de dar mais visibilidade ao ambiente online permaneça aos empresários menores. Eventos que seriam presenciais em 2020 podem ser adaptados para a realidade virtual com uso de webinars.
Os webinars têm crescido ano a ano e se tornado uma opção bastante válida para fazer palestras em conjunto com pessoas de várias partes do mundo. Isso porque o webinar nada mais é do que uma versão online de um seminário, exatamente juntando as palavras web+nário, formando enfim um evento digital.
É comum que os negócios mais novos e pouco habituados com a Internet tenha dúvidas de como colocar um webinar para funcionar. Por isso vamos te ajudar e te dar as principais informações, desde o mais básico, até um formato mais adequado de gravação.
Como funciona um webinar?
Por se tratar de uma uma videoconferência com 1 ou mais participantes, um webinar funciona basicamente com o uso de um computador com webcam ou com uso de celular (apesar da qualidade não ser muito boa nesse último caso).
Imagine você em uma conversa de vídeo com um grupo familiar em uma chamada de vídeo no Whatsapp. Um webinar funciona praticamente da mesma forma.Cada participante aparece em um tamanho de tela predeterminado e deixam suas câmeras de vídeo ligadas.
A gravação
Existem plataformas de gravação de vídeos que ajudam bastante na hora de preparar uma videoconferência com qualidade. Vai aqui algumas dicas:
Todas essas plataformas são bastante intuitivas no seu computador ou celular, mas não esqueça que você precisa ter uma webcam funcionando, senão terá de escolher alguma foto bastante chamativa para substituir o vídeo.
Em todos os casos é possível personalizar a tela de gravação e adicionar logomarca, barra horizontal para adicionar os nomes dos convidados e até mesmo bordas. Caso você tenha dúvidas, todas as plataformas possuem tutoriais e dão um suporte para acertar tudo.
Modos de gravação
O webinar pode ser transmitido ao vivo ou pode ser gravado antecipadamente e depois subir o arquivo em uma plataforma de vídeo. É comum que webinars ocorram no YouTube, e para pequenos empresários é a melhor plataforma mesmo.
O comum é que os webinars aconteçam em dias específicos já pré-agendados. Assim é possível divulgados na sua rede de contatos e permitir que as pessoas se organizem para te assistir em determinado horário.
Sempre que possível, deixe as gravações na maior qualidade possível, pois quanto mais HD o vídeo tiver (720p, 1080p ou 4k), melhor a qualidade de imagem e som. Além disso, é sempre interessante divulgar e criar webinars pois seu público pode participar diretamente da videoconferência via chat, mandando comentários, dúvidas etc.
Por que o YouTube?
O YouTube é a rede social com mais buscas do mundo, atrás apenas do próprio Google. É uma plataforma que há conteúdos de todo tipo que você pode imaginar, e há público para tudo e qualquer assunto.
Caso sua empresa já tenha um canal na plataforma, é mais fácil de divulgar e chamar os potenciais clientes e consumidores. Mas caso ainda não tenha, pense mais uma vez no quanto você pode ter visibilidade em uma plataforma que recebe 2 bilhões de buscas por mês.
Com a plataforma toda configurada e montada, sua empresa pode criar uma estratégia de SEO apenas pensando no YouTube e criação de conteúdo por vídeo. Quando mais buscas, mais visualizações, mais presença e mais inscritos. Cada passo é importante em tempos de crises e toda essa estratégia com o YouTube tem um custo bem mais baixo do que planejamentos presenciais.
Quando a gente fala em vídeo, qualquer pessoa vai no YouTube primeiro pesquisar se acha o que quer. Mesmo que seu webinar tenha sido ao vivo, é possível deixar a videoconferência na íntegra em seu canal do YouTube para qualquer um assistir outro dia ou muitos meses depois.
Planejar um Webinar
Definindo os equipamentos, a plataforma de gravação e os conhecimentos gerais sobre videoconferência, é preciso pensar no tema do seu webinar. O tema é muito importante para saber o que falar e o que fazer em uma videoconferência.
Planejar qualquer palestra requer levantar temas, escrever introduções, criar materiais como slides, vídeos curtos, infográficos. Por isso é importante planejar tudo antes de ir ao ar. Convidar participantes e explicar para ele sobre o tema também recai para essa etapa na hora de fazer um webinar.
Em todo esse planejamento também vale ressaltar a duração. Normalmente um webinar comum dura até 1h, mas dependendo do assunto é possível estender esse tempo.
Para te ajudar a criar um tema, vai algumas dicas:
- Quais foram as dúvidas mais comuns que os consumidores tiveram e entraram em contato com sua empresa?
- Como sua empresa está enfrentando a crise?
- Sua forma de trabalho mudou bastante por estar em isolamento?
- Quais as dificuldades que seu setor vai enfrentar nos próximos meses?
Opinião do telespectador sempre conta
Tirar um webinar do papel e fazer tudo funcionar perfeitamente de primeira não é uma tarefa simples, então faça o possível para manter seu telespectador confortável e o ouça caso ele mostre que está tendo algum problema na gravação.
O público na Internet é bem conhecido por ser troll, mal educado e ranzinza, mas há muitos usuários que ajudam e dão dicas de melhorias. Ouça seu público. Leia os comentários de seus telespectadores no vídeo, participe junto com eles. É uma jornada de duas mãos, assim como é uma palestra.
Se possível, anote todas essas questões e procure melhorar em um próximo episódio.
Ainda está em dúvida? Peça um suporte para nossa equipe e tire todas suas dúvidas!