Conheça o Google Page Experience, a nova atualização do Google
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A nova atualização do Google deve ser implementada na prática apenas em 2021, também por conta da Covid-19, que trouxe mudanças radicais no mundo inteiro. Ainda assim, o Google Page Experience já está sendo discutido e explicado pela empresa, para dar tempo para que as empresas, influencers e figuras públicas já saibam o que vem por aí.
Aos que estão mais conectados com o SEO e a evolução dos algoritmos do Google quanto à semântica e prioridade para conteúdos relevantes, o Google Page Experience não será nada de outro mundo. Ele será uma atualização voltada para a experiência do usuário, que tem sido o grande foco de todo o marketing digital atualmente.
Aos que acabam de chegar no mercado digital e ainda tem muito o que aprender, temos um conteúdo dedicado a você entender o SEO, a criação de conteúdo, e como os consumidores mudaram da última década para cá. Resumindo, os últimos conhecimentos foram relacionados a:
- Tempo de carregamento para conteúdos mais pesados (imagem, vídeo ou texto) abaixo de 2,5 segundos;
- Site responsivo funcional e que seja instintivo ao usuário;
- Uso de protocolo HTTPS, que é um certificado de segurança digital;
A partir da atualização do Google Page Experience, o Google também vai perceber como o usuário está interagindo com uma página da web e entendam como está sendo a experiência de navegação. Além da semântica e das regras de conteúdo, carregamento e responsividade, agora o Google terá mais condições de saber como melhorar a experiência do usuário.
Resumindo, de 2021 em diante haverá mais investigação à usabilidade do seu site.
A atualização na prática
O jeito mais simples de entender essa atualização é que sites otimizados para o usuário vão ranquear mais alto do que os que não são. Por exemplo, se pop-ups estão atrapalhando você declinar ou aceitar uma compra, um download, ou outra ação, com o algoritmo novo o Google vai entender que você detestou aquela usabilidade, e vai baixar o ranqueamento daquele site.
Algumas mudanças dizem respeito à partes técnicas do Google. Existem métricas importantes para avaliar a experiência de página, como o Core Web Vitals (Métricas essenciais da web), que é um conjunto de métricas que medem a experiência do usuário entre o mundo real e a interatividade digital.
Assim, é avaliado o desempenho de carregamento (LCP ou Largest Contentful Paint), interatividade (FID ou First Input Delay) e estabilidade visual da página (CLS Cumulative Layout Shift). A junção dos Core Web Vitals com as já existentes orientações do Google para uma boa avaliação de UX resultaram no update Google Page Experience.
Para explicar melhor o que significa CLS. Na prática, se o layout da página se move, botões importantes flutuam e são muito complicados tirar, ou ainda informações mudam de lugar de maneira desnecessária, a experiência do usuário é péssima, certo? Certo, pois é exatamente isso que o CLS tem de fazer, ver como a página está sendo afetada de modo negativo.
Agora, com o Google Page Experience, o CLS vai avisar o problema e o Page Experience vai avaliar se o ranqueamento deve cair.
Como se adequar
Como as mudanças virão em 2021, o Google vai dar tempo para os webmasters e profissionais de marketing reavaliar seus sites, e-commerces e páginas da web. No fim, vai ser importante para fazer uma grande varredura nos sites, colocando em prática manutenções importantes.
Para não começar no escuro, algumas ferramentas já vão indicar novas informações referentes à experiência do usuário nos relatórios semanais/mensais.
Google Search Console
A plataforma central do Google em questão de métricas e informações do seu site, o Google Search Console já vai ter um novo relatório focado nos Core Web Vitals, ou seja, as métricas fundamentais do Google Page Experience.
Google PageSpeed Insights
A ferramenta que mede a velocidade de carregamento terá uma atualização para também adicionar as métricas mais essenciais para a experiência do usuário. Portanto, novos dados virão da ferramenta para você analisar e melhorar.
Lighthouse
A versão do DevTools, extensão para o google Chrome, vai ter uma versão 6.0, que vai avaliar a performance de dados que vai incluir as métricas essenciais do Page Experience.
Extensão Web Vitals
Além do Lighthouse, o próprio Google fez uma extensão para o Chrome que vai medir os Core Web Vitals. Basta apenas baixar e instalar.
Com esses anúncios todos para agora, o Google dará aos sites as novas ferramentas para identificar o que pode ser melhorado, o que falta e o que está prejudicando a experiência do usuário.
Além disso, dará meio ano para dar tempo aos sites se preparem para a atualização final. É possível que ainda sejam disponibilizados novas ferramentas com o passar dos próximos meses, todos para ajudar a você a entender as métricas e quais funcionalidades deve mexer.