Conheça o Google Alerts para planejar sua estratégia de link building
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O link building certamente é a estratégia de marketing digital mais desafiadora que existe no momento e esse texto tem o objetivo de te indicar o Google Alerts como um importante mecanismo de planejamento.
Ele não trabalha sozinho e nem teria como fazer isso, já que a base do link building é construir uma hospedagem de links relevante e que tenha contexto. Assim, de forma prática, o link building trabalha com outras páginas, outros conteúdos e contextualização de todas essas informações.
Então, por exemplo, o fato de linkarmos uma outra página que trata de um assunto próximo ou de marketing digital neste texto já configura como uma estratégia do link building. Mas esse link simples não é tudo que se pode fazer.
Não é nada fácil construir uma cadeia de parceiros e backlinks de qualidade, criar um laço importante para que seu site, conteúdo ou marca seja referenciado diretamente através de um link. Não é só seu domínio que vai trabalhar com conteúdos ou links próprios. A Internet é formada por uma cadeia de enorme de conteúdo, sites e informação.
Quando falamos sobre linkagem interna no link building, é tudo mais fácil de controlar e efetivamente agir, criando links internos fundamentais que não só ajudem o seu usuário, mas também o mantenha navegando no seu domínio.
Agora o cenário muda de figura quando falamos de links externos, que são muito mais difíceis de controlar – na verdade é impossível controlar. Não basta ter iniciativa para que sites que citam sua empresa hospedem links do seu site, pois no fim das contas tudo depende da boa vontade de outras pessoas.
Portanto, hoje, o link building não se trata apenas de hospedagem, mas de uma construção de relacionamento com outros profissionais link builders, na tentativa de criar um laço com outras empresas, blogs, influencers e figuras específicas que falam sobre o que sua empresa trabalha.
E em meio a tanta informação é complicado de fato estar disposto a sempre manter um relacionamento com outros sites, como responder comentários nas mídias sociais, responder e-mails, marcar nas mídias sociais, trocar ideias sobre os novos produtos, serviços e conhecimentos, entre outros detalhes.
Nesse ambiente de trabalho o Google Alerts pode ser um grande amigo para te alertar sobre palavras-chave que estão sendo usadas em sites e páginas da Internet.
O que é Google Alerts
Como o nome já diz, o Google Alerts é uma ferramenta que monitora os conteúdos relacionados a uma palavra-chave ou termo, que precisa ser definido pelo usuário. Ou seja, de forma bastante intuitiva e simples, é possível fazer uma lista de termos mais relevantes para sua empresa e deixar organizado na ferramenta.
De tempos em tempos é possível monitorar e ver quais dos termos foi usado e encontrar efetivamente as páginas que usam essas palavras. Na lista de palavras-chave escolhidas vale bastante adicionar nome dos produtos, da empresa e de termos bem específicos à sua marca. E por quê?
Hoje, mais do que nunca, é comum que as empresas que falam sobre você, seu produto ou serviço, não te linkem seu site, ainda que seja a home. E nenhum link builder tem uma bola de cristal para fazer um filtro de sites que podem eventualmente falar sobre você. Seria um trabalho muito mais difícil e que levaria muito tempo, e no fim não conseguiria filtrar todas as informações da Internet.
Com o Google Alerts é possível fazer esse monitoramento com mais foco e profissionalismo. Dessa forma, quando alguma notícia, post de blog, vídeo ou outro tipo de conteúdo que contenha o termo adicionado for publicado, você receberá uma notificação por e-mail. No e-mail é possível configurar os filtros de mensagens e ter uma estratégia ainda mais organizada.
Assim, sabendo de onde vem os termos, é mais fácil entrar em contato com o dono do conteúdo e pedir pela linkagem, ou mesmo iniciar um relacionamento amigável com esse domínio/figura/canal.
Para ajudar o usuário, o Google ainda tem uma página de suporte explicando o funcionamento do Google Alerts, ainda que a ferramenta seja uma das mais fáceis de serem utilizadas hoje em dia. Gostou da dica? Una sua estratégia de link building com nossos serviços de mídias sociais, conteúdo SEO, e criação de blogs para ter um resultado ainda mais eficiente.