O que é Inbound Marketing?
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Basicamente é o marketing focado em atrair as pessoas certas para seu negócio. Mas como assim, atrair as pessoas certas para o meu negócio?
Vamos lá…
Comumente o marketing usado nos dias de hoje é focado em uma série de interrupções, como por exemplo um PopUpindesejado apresentado no meio de sua pesquisa, um site coberto de banners para todos os lados, oferecendo produtos ou serviços nada relacionados a sua pesquisa. Até mesmo no gigantesco Youtube observamos muito isso, propagandas que não vemos a hora de passar dos 5 segundos para podermos pula-las para vermos o que realmente queremos.
No Inbound Marketing isso é totalmente o contrário. Nessa estratégia empresas investem fortemente em conteúdo direcionado para um público-alvo específico, assim quando esse público fizer uma pesquisa ele terá acesso a um conteúdo totalmente relevante e de qualidade. Você consegue entender o poder disso?
Mesmo que aquele potencial cliente não seja convertido, toda vez que ele ver ou lembrar algo relacionado a marketing por exemplo, ele irá lembrar da sua marca e de sua empresa que foi onde ele conseguiu aquela informação que o ajudou de alguma forma positiva.
Quando você está fazendo conteúdo/marketing útil as pessoas tem a tendência de se elas gostarem mesmo, elas serem evangelistas da sua marca, e sabemos que uma recomendação vale mais do que qualquer propaganda.
O Inbound Marketing possui 4 pilares, são eles: atrair, converter, fechar e encantar.
Atrair
Esse pilar foca em atrair pessoas desconhecidas para sua marca (gerar tráfego de visitantes), seja através de um conteúdo de blog, vídeo, rede sociais, eventos, e-books, manuais, ou qualquer outro material que fale sobre seu serviço ou negócio. Uma vez que essas pessoas deixam de ser simplesmente desconhecidas e passam a ser visitantes que interagem com seu conteúdo e sua marcar é hora de converter.
Converter
Toda conversão em marketing digital é associada a leads, que nada mais é que um possível cliente ao alcance de sua empresa. Agora que você já possui um conteúdo rico e relevante ao público alvo, é necessário que esse potencial cliente consiga chegar a sua empresa e isso é feito através de formulários na sua página, como por exemplo, fale com um consultor, assine a nossa newsletter (boletim informativo enviado via e-mail para pessoas interessadas em seu negócio).
Fechar
Nesse pilar os seus potenciais clientes já estão engajados com seu negócio. Com a base que você adquiriu através dos seus formulários de contato, newsletter, fale com um consultor é hora de seu relacionamento agir para fechar com esse público.
Encantar
Com toda certeza o pilar mais importante dessa estratégia, ela também é chamada justamente de marketing de atração por causa deste pilar. A sua relação com o cliente não pode terminar depois que a compra do seu produto/serviço foi fechada. Pelo contrário, isso é somente o começo de uma nova jornada e um cliente satisfeito é um cliente leal e promotor da sua marca durante todo esse caminho de parceria.