O que é Google Tag Manager?
O Google não possui apenas uma única ferramenta, que é o que chamamos de mecanismo de busca. Entre toda sua complexidade com algoritmos, o Google criou diversas funcionalidades diferentes para atender principalmente empresas que queriam ter mais confiança na ferramenta. Entre eles temos o Google Ads, Google Analytics, Google Search Console e o Google Tag Manager.
Cada uma delas possui uma proposta diferente, trazendo mais possibilidades ao seu negócios, já que os focos são diferentes, mas fundamentais. O Google Tag Manager em si é uma ferramenta que você adiciona um código no site, e pode instalar diversos serviços sem mexer no código novamente, facilitando bastante a personalizar monitoramentos.
O GTM acaba sendo importante para evitar que a equipe de marketing e comunicação dependa inteiramente do setor de Tecnologia da Informação, que mexe com códigos de programação e desenvolvimento de sites. Com mais autonomia para trabalhar, o marketing consegue fazer a gestão de códigos via GTM sem tantos esforços e melhorar a performance do site com mais rapidez.
Sua interface amigável e adaptada para adicionar no Search Console, o Google Tag Manager pode conversar em conjunto com o Google Analytics e Search Console, no sentido de completar as informações de monitoramento.
Contêiner no Google Tag Manager
De forma resumida, Um contêiner é o local em que será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão na sua plataforma do Tag Manager.Você pode colocar o nome da empresa que está prestando serviço, ou mesmo seu domínio. Nesta conta de usuário, todos os códigos serão colocados com mais confiança em uma só conta.
Pra adicionar esse contêiner você precisa adicionar uma Tag, e assim que você adiciona o código já preparado para o Tag Manager, está instalado para você receber informações daquele código. É possível, junto com o Google Analytics, que já oferece diversos dados e relatórios, ter informações mais específicas ainda e acompanhar em tempo real todas suas estratégias.
Nesse contêiner você pode adicionar dados de remarketing do Google Ads, do Facebook Ads e de outros dados e ferramentas. Tudo sem a ajuda de um programador, já que a ferramenta de Tag Manager e de outras plataformas criaram funcionalidades para você adicionar o código sem precisar de uma ferramenta de PHP, HTML e entre outros.
Apesar de ser um trabalho um tanto detalhista, que você precisa conhecer as plataformas para encontrar o código, assim que o código é adicionado no Tag Manager, você não precisa fazer mais nada, e será a única vez que você verá um código de HTML caso não seja da área de TI.
A facilidade do GTM é tão grande que ele mesmo vai te sugerir adicionar algumas tags, e você vai escolhendo os melhores códigos para sua necessidade. É importante você dar nome a cada tag adicionada, para não se perder e entender quais dados são de que local e ferramenta.
Por exemplo, no remarketing, você pode adicionar no Tag Manager diretamente o produto “Google Ads” e selecionar o tipo da tag, no caso, de remarketing do que você fez no Google Ads. Colocando o código e o número de ID de conversão do Google, você terá todos os dados de suas campanhas de remarketing com mais rapidez e mais detalhes que no Ads diretamente.
De forma resumida, o Tag Manager funciona com “gatilhos” que são disparados de acordo com uma ação do usuário, como o clique em um banner, um preenchimento de formulário, o download de um material e assim por diante. As possibilidades são muito amplas, tudo com base em script totalmente montado para pessoas sem conhecimento em programação entenderem o processo.
Outros testes no Tag Manager
O grande benefício e diferencial no Tag Manager é utilizá-lo para testes, para experimentações. Os testes A/B podem ser configurados no GTM, como o próprio do Google Analytics ou o Optimizely. O que seria teste A/B? Nada mais é do que uma forma de otimizar suas páginas de conversão.
Essas páginas podem ser do seu site, podem ser das suas redes sociais, landing pages ou anúncios do Google. Com esse teste você vai configurar o tráfego de uma página em duas versões para ver qual vai se sair melhor. É uma configuração que não terá conflitos de dados e duplicações de informações, é simplesmente uma maneira de fazer uma experimentação de uma estratégia.
Além disso, o Tag Manager consegue adicionar ferramentas de captação de emails, como o Optinmonster e Picreel. Tudo na base de um código simples que vai te garantir inúmeros dados e informações. Tudo isso via Tag HTML personalizada.
Com certeza é a ferramenta mais complicada de explicar, pois ela é gerenciada de forma bastante prática, então para explicar seria muito mais fácil criar um tutorial de como adicionar tudo e configurar os principais dados. Por isso a Iwo Digital existe para garantir que todas as etapas sejam configuradas e explicadas de forma transparente e clara.
Google Tag Manager
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