O que eu devo saber sobre o Google Analytics
O Google Analytics é uma das principais plataformas do Google, que pode ser usada gratuitamente e de forma bem positiva para seu negócio. Justamente por essa importância, é válido conhecer as informações básicas e tudo que é possível fazer com a ferramenta.
De forma bem direta e objetiva, o Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online. Através de um código que você adiciona em seu site, você pode ver e acompanhar os resultados de tráfego, tempo de permanência na página, maiores cliques na página, os canais de origem do usuário, entre outros dados.
Sabendo analisar os dados e utilizar todas as funcionalidades da ferramenta, ela se torna uma excelente forma de você entender o público do seu site. Já explicamos que o marketing digital hoje te traz retorno por conta da mensuração de dados, da possibilidade de entender seu público e o que ele quer. Seja para se informar, comprar ou analisar o mercado.
Quais informações importam no Google Analytics?
Um dos desafios cotidianos de quem trabalha com marketing digital é filtrar os dados que importam. O Google Analytics traz uma quantidade imensa de dados, apresentados em relatórios que são de fácil assimilação, mas nem tudo são flores e tão simples assim. Entender estatística e o impacto desses números no cotidiano online não é uma tarefa simples.
Por isso, mesmo que a ferramenta permita que você acompanhe as informações sobre seu domínio, o volume de visitas, quais páginas mais acessadas e quais os usuários mais ficam e assim por diante, aplicar estratégias efetivas em cima dos dados (sejam positivos ou negativos) é outro passo complexo.
No entanto, o Google Analytics foi pensado para trazer dados relevantes. Logo, nada é descartável. Você usar todos os dados como melhorar seu site, seu produto ou serviço e reavaliar várias estratégias. Entre elas:
- Como divulgar melhor nas redes sociais?
- Como conseguir mais autoridade e intensificar o trabalho de link building?
- Email-marketing pode alavancar meus números?
- E-books, infográficos e cases podem ser úteis nesse momento da empresa?
- Melhorar a navegabilidade do meu site e tornar os botões de compra e de interação mais acessíveis?
- Adicionar podcasts ou vídeos no YouTube?
São muitas formas de melhorar seus resultados mensurando os dados obtidos no Google Analytics. Mesmo assim é recomendado que uma equipe de marketing ou um profissional sempre seja transparente e crie todo o projeto de estratégias que podem ser aplicadas, assim como os resultados semanais/quinzenais/mensais do seu site. O Google Analytics trabalha com dados que devem ser conversados com um setor inteiro, pois são dados que impactam no negócio como um todo.
Portanto, um analista de Google Analytics deve conversar com a equipe de programadores, administradores da empresa, assim como os profissionais de marketing e comunicação. De toda forma, saiba que o GA é a ferramenta mais completa de mensuração de dados online. Nela é possível gerar relatórios personalizados para diversas necessidades, e que podem ser básicas ou complexos.
É uma ferramenta de interface amigável, que se integra bem com outras ferramentas do Google, como o Tag Manager e Google Search Console. Imagina todas essas funcionalidades de forma gratuita? É possível melhorar bastante os resultados gastando muito pouco. E esse é o papel da Iwo Digital. Utilizar os mecanismos possíveis e acessíveis para trazer mais resultados para seu site e para seu negócio.
Como colocar o Google Analytics para funcionar
Para que seu site tenha toda essa mensuração de dados, há etapas importantes que devem ser feitas para que tudo dê certo. Primeiro, é preciso instalar o Google Analytics no seu site. Essa instalação precede um monte de etapas, e é recomendado instalar com alguém que já sabe os passos, ou com algum tutorial em mãos.
Com sua conta feita, você pode adicionar propriedades que queira monitorar. Você pode colocar seu site, e muitos outros domínios. Cada conta do GA pode ter 50 propriedades adicionadas. Há também uma forma de configurar quem pode ter aprovação para ver os dados da sua conta, o que acontece também no Google Ads.
Entre todas essas permissões e configurações, você possui um universo amplo de possibilidades. Gerenciar tudo isso pode ser totalmente desgastante quando não se tem familiaridade. Por isso que profissionais da área se especializam em analistas de GA e mensurações de dados para oferecer um serviço mais contundente.
O Google criou um tutorial para ajudar os novatos e também a qualquer usuário que queira saber os passos de criar uma conta no Google Analytics. Qualquer dúvida ou aplicação que queira implementar na sua empresa, preencha nosso formulário que retornaremos com as melhores táticas para seu negócio.
Google Analytics
Fale um pouco do seu projeto