Quando as imagens do seu site importam: como tornar fotos bem apresentáveis
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Na Internet são as fotos que apresentam seu produto. Quanto mais detalhes tiver, quanto mais nítida for, quanto mais qualidade de imagem, melhor. Imagine você entrando em uma loja virtual de moda feminina e não conseguir ver como são as peças de roupa direito? Você levaria mesmo assim e fecharia a compra?
Esse tipo de pergunta também deve funcionar para qualquer área e qualquer empresa. As imagens importam bastante não só para os consumidores decidirem se vão comprar, mas para facilitar a escolha de produto e também para ter melhores ranqueamentos pelo Google e outros buscadores.
Por vezes dão importância maior para as lojas virtuais, mas para os sites institucionais a regra é a mesma: as imagens dizem muito sobre sua empresa, sobre sua área de atuação e sobre como seu negócio está preocupado em se apresentar digitalmente. Ainda que nas lojas virtuais o nível de imagem tenha que ser maior e com um filtro mais rigoroso na escolha de imagens e também na fotografia, nos sites institucionais as fotos ainda são fundamentais.
E exatamente por serem importantes, vamos te explicar qual a implicação de uma boa imagem sendo utilizada no site do seu negócio.
Imagens na Internet
Quando fazemos compra pela Internet algumas desconfianças acabam sendo normal, como “esse site é confiável?”, “o ambiente de pagamento é seguro?”, “será que meu produto será entregue sem problemas?”, “essa loja tem alguma reclamação nas avaliações públicas?”. Para tranquilizar o consumidor e deixar claro que seu site é sim confiável as imagens podem te ajudar bastante nesse ponto.
São pequenas ações que deixam o consumidor mais confortável de fechar a compra, ainda que não seja a mesma coisa do que ir na loja presencialmente ver o item, tocar e se convencer que é aquele produto mesmo que você quer.
Por vezes achamos que as informações em texto e o layout de um site são o que vão chamar mais atenção, e que as imagens bastam ser de um banco de imagens, como o Shutterstock, mesmo se tratando de banners promocionais.
Veja bem, não é uma crítica aos bancos de imagens, por vezes eles facilitam e ajudam bastante para que os designers gráficos se inspirem e tenham mais ideias na hora de criar as artes da sua empresa.
No entanto, quanto mais originalidade e quanto mais fotos próprias, melhor. Hoje há diversos tutoriais de fotografia para pequenos produtos, para empresas iniciantes ou mesmo para melhorar lojas virtuais de empresas diversas.
É possível tirar fotos boas com poucos recursos, e são fotos que serão usadas para editar um banner, para colocar na página de venda de produto, ou mesmo em uma galeria de fotos, caso seja necessário. Como tirar fotos nem sempre parece fácil, vamos também te dar algumas dicas sobre.
Tirar fotos com qualidade
A gente sabe que nem sempre toda empresa tem condições de contratar um fotógrafo profissional para fazer tirar boas fotos dos seus produtos ou serviços. Por isso queremos apenas te dar dicas básicas do que você pode fazer mesmo sem um fotógrafo. Pode parecer difícil tirar uma foto com alta qualidade, mas fique tranquilo que nem tudo é um bicho de 7 cabeças.
As câmeras atuais são bem melhores do que as câmeras de antigamente. Isso quer dizer que a maioria das câmeras, até as de celulares, são boas para tirar fotos, mesmo com algumas limitações. É claro que câmeras profissionais, usadas para gravações e fotos de revista, possuem mais facilidades na hora de tirar uma ótima foto, mas mesmo a câmera do seu celular pode ser usada.
A chave de tudo é você conhecer as funções da sua câmera. Normalmente compramos celulares que são bonitos, com bastante memória e com câmera de qualidade, mas no fim, não usamos todas as funções que uma câmera de celular tem. Essa é a hora, então, de conhecer mais sobre esses detalhes, como:
- Controle de luz
- Foco
- Velocidade do clique
O guia da HubSpot que deixamos linkado pouco acima vai te ajudar a entender mais sobre essas funções. De forma básica, é importante entender sobre os tipos de luzes (natural ou artificial), pois é a luz que vai te dar um resultado acima da média. O foco é controlado pela câmera do seu celular, assim como a velocidade do clique, que podem ser configurados para você não tirar uma foto tremida ou borrada.
As câmeras de smartphone possuem diferenças entre si, mas é importante você sabe o modelo que possui para procurar informações sobre a qualidade da sua câmera. Os manuais do celular já ajudam bastante a você saber o que você tem em mãos e o que pode ser feito.
Não tenha vergonha em usar câmeras de smartphones ou semiprofissionais. Desde que você consiga montar um espaço interessante para uso da luz, o resto é possível tirar uma foto apresentável que depois pode passar por alguns retoques de um designer profissional (sua agência provavelmente dispõe desse serviço, ou mesmo seu programador pode ter um conhecimento de layout e web designer).
Tripé e o timer da câmera
O tripé é fundamental para manter sua câmera estática, portanto, é o equipamento mais importante e que você deve se preocupar. Existem diversos tipos de tripés no mercado, e também há os tripés para celular, caso você esteja usando um smartphone.
Com a câmera fixa é possível tirar fotos bem focadas, sem borrado e sem tremedeira. É o tripé que vai garantir a estabilidade da câmera, possibilitando você tirar fotos com muito mais qualidade.
Já o timer ajuda a impedir a vibração do celular, mantendo a câmera o mais fixa possível para tirar a foto na hora certa. Quando apertamos o disparador, a câmera se move um pouco e pode atrapalhar na qualidade da foto.
Alta resolução de foto
Normalmente as câmeras no geral já tiram fotos com alta qualidade, acima de 72DPIs e 1000x1000px. Mas é importante você se certificar nas configurações da sua câmera, para depois não ter que refazer algum serviço. É importante você tirar fotos com alta resolução para que elas fiquem nítidas e grandes.
Assim é mais fácil para o consumidor ver todos os detalhes do seu produto se precisar.
Evite o uso de flash
Se já não usamos o flash para tirar selfies, quando é para tirar foto de produtos o flash é ainda menos importante. O flash atrapalha as cores finais do seu objeto, além de dar muita luz para um ambiente que já é para ter um planejamento de luz, seja ela artificial ou natural.
Faça um mini estúdio
As fotos funcionam melhor em um lugar mais fechado, em que você consiga controlar a luz. Nem sempre é possível montar um mini estúdio, seja pelo tamanho do seu produto, seja pelo espaço que você possui. Por exemplo, setores como o industrial acaba tendo mais limitações neste tipo de montagem, pois as máquinas são bem grandes e o ambiente industrial não é muito montado para criar um estúdio, mas ainda é possível pensar em algumas adaptações.
A ideia é que quando você consegue montar um espaço para estúdio, você adiciona lâmpadas fluorescentes, tecidos para criar fundos, papelões, EVA, entre outros equipamentos para preparar um ambiente bem propício para uma boa foto.
O que essas fotos têm a ver com o SEO?
O Google não possui apenas uma aba de pesquisa em texto, mas em imagens, que também tem se tornado uma área bastante importante para uma empresa se preocupar. As imagens também são ranqueadas pelo Google, assim como os outros buscadores. Isso quer dizer que você pode otimizar o máximo suas imagens para que as pessoas te achem em busca por imagem.
Nos últimos anos o Google tem tentado fazer a aba de imagens ser tão impactante quanto a aba principal de busca na web. Por isso é cada vez mais importante para as empresas utilizarem boas imagens, assim como adicionar legenda e texto alternativo, para deixar uma descrição para acessibilidade (usuários com deficiência visual e surdez).
O Google também disponibiliza um guia de melhores práticas para as imagens que você quer subir no seu site. São conhecimentos importantes para você saber exatamente com o que está lidando ou se precisa melhorar.
Isso tem se tornado tão comum que o Google já indica algumas principais imagens na página de busca comum, para o caso de você querer um resultado mais visual. Às vezes é uma imagem, vídeo ou indicações de compras em lojas confiáveis.
Portanto, otimizar suas imagens é fundamental. Se você já possui uma boa foto, ao subi-la em seu site, você consegue adicionar legenda, descrição e texto alternativo. Fazendo isso, você consegue melhores ranqueamentos no Google.
Ainda está com dúvidas? Converse com a Iwo Digital e esclareça todas suas questões.