O que devo saber na hora de criar um e-commerce otimizado?
Na hora de pensar em um e-commerce otimizado há algumas particularidades a serem pensadas, não apenas pela equipe de programadores que trabalhará no seu negócio, mas você mesmo, que administra sua empresa. Você é que mais conhece como suas vendas são convertidas, a maior parte do seu público, possíveis potenciais e a identidade da empresa.
Todas essas informações importam para personalizar o máximo possível sua loja, para que ela converse tanto com você e seus profissionais, quanto com os consumidores, tornando essas características todas interessantes. A otimização de e-commerce exerce seu papel nessas questões todas e esse texto vai te ajudar a organizar as ideias todas para você saber por onde começar.
O que significa e-commerce otimizado?
Há diversas ferramentas, funcionalidades e aplicações para otimizar uma loja virtual. São trabalhos pré-loja, durante o desenvolvimento e pós-criação do site. Portanto, as otimizações estão presentes em 3 etapas. De forma simples, as otimizações servem para deixar seu site mais apresentável para seu consumidor e para as ferramentas de buscas.
Já demos noções sobre a importância de você buscar uma consultoria (LINKAR AQUI), caso você já tenha uma loja virtual no ar, assim como no desenvolvimento geral do projeto (LINKAR AQUI), portanto em alguns quesitos vamos repassar rapidamente essas questões por aqui.
No entanto, antes de mais nada, nunca deixe de procurar informações confiáveis sobre e-commerce, e estudos que dão bons panoramas sobre a área de loja virtual, como é o caso da página do Sebrae totalmente dedicada ao assunto.
No pré-projeto
No pré-projeto da sua loja virtual é importante você pensar no bom desenvolvimento do código. A programação atualmente é uma tecnologia bastante avançada e que trouxe bons resultados, mas ela não é infalível, então é preciso sempre pensar em testes, se a funcionalidade vai de fato impactar o consumidor, se tantas informações não vão pesar o servidor, entre outros pontos.
Em outras palavras: procure uma equipe confiável, tire todas suas dúvidas, procure sempre um atendimento personalizado para que as etapas de trabalho sejam claras. Não pense na busca da perfeição, pois as mudanças são constantes no meio digital e sempre há ajustes e varreduras que valem a pena serem implementados para chegar à loja ideal.
De forma direta, algumas otimizações de e-commerce que você deve colocar no papel:
- Fácil navegabilidade (páginas amigáveis e rápidas);
- Boa escolha de paleta de cores (é imprescindível não incomodar o consumidor visualmente falando, por isso vale a pena estudar sobre cores);
- Boa adaptação da loja para o mobile (site responsivo rápido e funcional);
- O investimento que você possui para o desenvolvimento. Aqui vale pensar se sua loja se daria bem em um aplicativo (app) e se você possui capital para tal.
No desenvolvimento da loja
A gente já explicou como o SEO funciona (LINKAR AQUI) e como ele é um norteador para você ser visto no Google e demais buscadores, assim como se tornar mais relevante no seu campo de trabalho. As técnicas SEO estão conectadas com algumas funcionalidades possíveis no e-commerce otimizado. Os resultados SEO são orgânicos, ou seja, sem necessitar de anúncios pagos de qualquer natureza.
Entre essas otimizações de SEO estão as URLs otimizadas. Uma das coisas mais comuns do e-commerce é sofrer com páginas duplicadas, pela quantidade de produtos iguais, porém de cores diferentes, ou com alguma característica específica diferenciada. Para evitar penalizações de páginas iguais, há a otimização chamada de “canonical tag” e “redirecionamento de URL”.
O Google Webmasters possui uma página dedicada apenas a esse fator, explicando como é importante fazer esse tipo de otimização em uma loja virtual e evitar perder ranqueamento e autoridade. Quando suas páginas forem feitas, mantenha esse fator em mente e cobre por testes e averiguações finais.
No entanto não é apenas nas URLs que o SEO pode ajudar. Como estamos falando de buscas orgânicas, é essencial que as páginas de produto tenham descrições completas e bem organizadas visualmente falando, pois faz uma diferença grande na hora do consumidor decidir pela compra.
Hoje em dia é preferível a adição de vídeos explicativos mostrando o funcionamento do produto, além de fotos com alta qualidade e também otimizadas internamente (texto alternativo utilizado para a imagem ser buscada no Google Imagens e similares). São fatores de complemento com a descrição com as principais informações:
- Materiais-primas utilizadas
- Indicações de idade e de segurança
- Dimensões completas do produto
- Cores disponíveis
- Quantidade em estoque
- Pequena explicação da função do produto
Além da descrição é importante pensar no título da página do produto, pensando também nas buscas mais comuns que os usuários fazem. Nesse item é fundamental se certificar que um estudo de palavras-chave foi feito e será indicado para ter melhores resultados. É também possível criar tags secundárias para os usuários encontrarem a página com termos alternativos.
O SEO é uma grande estratégia que vai contribuir no desenvolvimento da sua loja e permitir um e-commerce otimizado de forma mais eficiente.
No pós-projeto
Quando sua loja está no ar o mais importante é procurar mensurar os dados coletados por meio das principais ferramentas do Google, como o Search Console, Tag Management e Analytics. São as plataformas-base para você nortear suas estratégias futuras, mas também é possível adicionar ferramentas pagas e outras funcionalidades.
Entre elas estão a adição de uma ferramenta de e-mail marketing integrada à loja (LINKAR AQUI). É uma forma muito eficiente de automatizar respostas e também enviar recados, novos conteúdos, e-books, podcasts e outros tipos de materiais relevantes sobre sua área de atuação.
A pós-venda atualmente é um papel importantíssimo da comunicação com seu público, e para dimensionar melhor como colocá-la em prática, os dados das plataformas citadas acima norteiam bastante as próximas ações.
Com os números em mãos é mais assertivo melhorar sua loja seja em visitas, taxa de rejeição e outros quesitos. Mantenha em mente que todo esse trabalho em SEO tem um resultado de médio a longo prazo. De início é importante acompanhar os números sem o comprometimento de fato de fazer algo além.
É preciso ter paciência ao aplicar todas essas questões e analisar os números e efetivamente tentar alguma técnica a mais ao menos 6 meses depois. Inclusive, os resultados de SEO tendem a trazer resultados muito positivos (sendo melhor do que utilizar links patrocinados e anúncios) após 1 a 2 anos.
Para impulsionar melhor seus resultados é recomendado que sua loja virtual tenha um blog, que será um espaço interessante para você informar os usuários e ser mais relevante nos buscadores da Internet. Também temos uma página inteiramente dedicada à importância dos blogs em todo tipo de site!
E não se esqueça, nós da Iwo Digital estamos aqui para ajudar em todos esses quesitos, trazendo conteúdos objetivos e que te darão um primeiro norte do que fazer, além de efetivamente trazer melhorias na sua loja, seja ela do zero ou já existente.
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