Criação de Landing Pages
Seu negócio pode ganhar uma visibilidade bem maior com a criação de landing pages, mas para isso é preciso seguir alguns passos para criar um planejamento eficaz para seu site e para seu negócio. Antes de mais nada, vamos entender o que são landing pages.
Surgindo do inglês, landing page significa literalmente página de aterrissagem. Para o marketing digital ele pode significar uma página que foi encontrada na busca e atende a necessidade do seu consumidor. Assim, o usuário “cai” na sua página, que não necessariamente é uma home ou uma página de serviço, da empresa ou de contato.
O grande desafio da landing page é ser persuasiva, mas de forma sutil, já que aquele modo de fazer propaganda descarada, como nos comerciais da década de 1990, não funciona muito bem nos dias de hoje. Mas veja bem, para que você consiga chamar atenção e conquistar seu consumidor, você precisa estabelecer um contato com o visitante.
É nessa perspectiva que a landing page é o melhor meio para estabelecer esse contato. E por quê? Há casos que o objetivo é que seu negócio tenha conversão, ou seja, que tenha uma aproximação do cliente com sua empresa. Assim, não basta ele dar uma espiada no seu blog, ou ler mais sobre sua empresa e acessar suas redes sociais, e nunca mais ouvir falar de você.
Se você quer conversão, o cliente precisa se tornar um lead. O primeiro passo é preencher um formulário de contato, com nome e e-mail. Esse é o primeiro vínculo que você procura, e ele é conquistado através de uma landing page.
Ao todo, a landing page possui as seguintes funcionalidades:
- Título e subtítulo
- Boas escolhas visuais, que atendem o público de seu segmento
- Adição de bullet points, também conhecidos como olho, destaque de texto etc.
- Utilização de vídeos curtos e explicativos
Como identificar uma landing page
No universo da criação de landing pages, há diversas possibilidades, e nem sempre identificamos que aquela página é uma landing page. Isso acontece porque é uma estratégia bem ampla. A home de um site pode ser uma landing page. Entre os exemplos mais comuns, sites de congressos e eventos são uma excelente oportunidade de criar landing pages.
Por exemplo, o Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é uma página de evento com todas as características de uma landing page. É uma página única, com botões para o usuário clicar em “participar” seja como visitante ou como patrocinador, com informações objetivas e esclarecedoras sobre o evento, depoimentos de usuários que estiveram nas edições passadas, notícias e informações relacionadas e, por fim, as marcas patrocinadoras.
É uma página da home, mas totalmente construída para ser uma landing page, no objetivo de converter usuários da área de enfermagem. Esse exemplo pode ser aplicado em qualquer segmento, negócio e site. De forma resumida, você vai encontrar em uma landing page as seguintes características:
- Página única, direta e clean
- Botões de conversões bem visíveis (CTA)
- Formulário de contato
- Conteúdos em texto e visuais
Quando preciso de uma landing page?
Antes de desenvolver uma landing page, é preciso pensar na proposta da página. O que você quer? Converter clientes em uma promoção de queima de estoque? Quer enviar um ebook? Um infográfico? Anunciar um evento, live, podcast com data definida? Qualquer que seja a ideia, ela deve estar explicitada de forma simples e clara. Para que qualquer usuário entenda o que está sendo abordado.
Quando você procura por retorno de visitantes, a landing page é a estratégia ideal para te atender. Pense que com a landing page é possível fazer todas as otimizações para que a página seja clicada, achada e bem visitada. Com um tráfego de 1000 usuários, e você conseguir 50 pedidos do que quer que seja o produto, você terá uma taxa de conversão de 5%.
Cada aumento de visitantes e conversão é significativo, pois te dará melhores dados para averiguar seu público, como atingi-lo melhor futuramente, entre outras informações importantes que aumentam a experiência do usuário. Não há uma fórmula universal de criação de landing pages perfeitas. Tudo depende do segmento, do comportamento do usuário, e da sua otimização.
No entanto, não esqueça, a ideia primária da landing page é gerar leads, ou seja, converter visitantes nem que seja apenas o nome e o e-mail. Para baixar um infográfico, ebook ou outro relatório, você pede o e-mail para enviar esse link por e-mail. É possível fazer esse processo de forma automática, para que nenhum e-mail deixe de ser enviado.
A partir desse contato, você consegue se aproximar do seu cliente e entender melhor o perfil dele, entendendo quais os produtos potenciais que pode agradá-lo. É possível também enviar informações sobre as novidades da empresa, lançamentos de produtos, eventos gratuitos, entre outras oportunidades.
Em resumo, esse é o objetivo a criação de landing pages. A IWO Digital trabalha com todo o planejamento de desenvolvimento de landing pages, aplicando todas as funcionalidades mais tradicionais da página, assim como oferecendo toda personalização que você precisa.
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