Por que é importante fazer uma consultoria e-commerce?
Pode parecer clichê dizer que sua loja virtual merece uma varredura completa por meio de uma consultoria e-commerce, mas esqueça exatamente da propaganda “seu negócio precisa ser revisto” e lembre que uma loja virtual está em um ambiente que está em constante mudança. O que era tendência em 2018 pode não ser mais em 2020.
O que isso quer dizer? Que uma loja virtual é o tipo de site que mais precisa de atenção nos dias de hoje. Ele não é apenas uma área que o usuário vai saber um pouco mais do que você faz e, talvez, te mandar um e-mail ou te ligar procurando uma cotação. Na loja virtual o cliente vai efetivamente na busca da compra, digamos que é o lead mais qualificado possível para sua empresa.
Há empresas que não possuem um site institucional, mas apenas um e-commerce que tem uma página que fala mais sobre a empresa. O e-commerce se tornou um ambiente propício para vender e para as pessoas conhecerem o trabalho dela. A preocupação que esteja tudo correto e funcionando é pelo menos 2x maior.
Essa preocupação que traduz a necessidade de que sua loja virtual precisa ter um mínimo suporte. E aí que entra o serviço de consultoria e-commerce. Vamos explicar um pouco mais disso.
Plataformas de e-commerce
Hoje em dia é bem mais fácil criar um e-commerce do que uma ou duas décadas atrás. Há diversas plataformas que ajudam uma equipe de desenvolvedores a criar do zero uma loja que esteja de acordo com a identidade da empresa e que também supre as necessidades e chame atenção dos consumidores.
Entre essas plataformas, temos:
- WordPress WooCommerce;
- Vtex;
- Magento;
- Open Cart.
É possível criar lojas virtuais sem uma supervisão técnica de alta qualidade, mas ainda assim, é difícil depender inteiramente das plataformas sem nenhum conhecimento prévio à programação, desenvolvimento e compra online. É como querer ter certeza de sua doença vendo o Google e não indo de fato ao médico, fazer as coisas com achismos pode dar muito errado.
Mas fica a dica de que é muito positivo se informar sobre as plataformas, sobre o que é e-commerce e como ela opera. Quanto mais conhecimento prévio básico você tiver, melhor vai ser. Conhecimentos fiscais, tributários, econômicos e trabalhistas também são muito válidos aqui.
Além disso, há uma reclamação geral de que todas plataformas não possuem um suporte de excelência. O que acaba sendo comum. Ainda que possuam tutoriais, plugins e indicações de conteúdos e ferramentas, atender diretamente cada cliente é bem mais difícil, dado ao número de contas mundiais, difícil processo de localização (idioma e estabelecer a empresa fisicamente), e também pelo nível de personalização do site.
Portanto, há questões técnicas que só serão resolvidas se uma equipe de desenvolvedores especializados em e-commerce analisar o código e layout.
Criando um e-commerce
Um consultor de ecommerce não é, necessariamente, o desenvolvedor primário da sua loja. Na verdade, dificilmente ele será. Como explicado no subtítulo anterior, é recomendado que se tenha uma equipe de desenvolvedores para te auxiliar na criação da sua loja online, pois as plataformas, ainda que melhoradas e mais acessíveis, não possuem um suporte universal e personalizado à você.
Se sua empresa não é um grande conglomerado, que consegue ter um setor específico apenas para lidar com o desenvolvimento de um e-commerce, como foi com a Amazon, como é hoje com os maiores supermercados do mundo, entre outras lojas e marketplaces, muito provavelmente você contratou um programador autônomo ou uma agência que possui o serviço de desenvolvimento de e-commerce.
Pode ter sido a melhor equipe que você conhece, pode ser a agência mais famosa e bem sucedida em criação de e-commerce, mas não existe plataforma de e-commerce perfeita e que atende todos os públicos da Terra, que trabalha com preços super acessíveis e que atende a todo tamanho de empresa e investimento.
Qual a função da consultoria e-commerce?
É uma das razões que se faz necessário ver e rever todo o funcionamento da sua loja virtual periodicamente. A consultoria e-commerce serve exatamente para essas questões: observar, analisar e trazer um relatório completo do que está dando certo, do que pode melhorar, do que está muito errado, e do que está faltando.
Você pode procurar dois tipos de consultores de e-commerce:
- Especializados em programação: esses que analisam tecnicamente o código do seu e-commerce e seu funcionamento. Quais botões tão com erro, quais podem melhorar, como usar funcionalidades melhores e mais atuais para facilitar para o consumidor, a velocidade do site, a filtragem de itens, entre tantas outras questões similares.
- Especializados em vendas online: como melhorar o trabalho de frete grátis, os melhores momentos para disparar promoções, ofertas, jornada de compra, planejamento financeiro da sua loja, entre outras questões similares.
Todas essas questões ajudam a determinar a confiança que o consumidor terá no seu e-commerce. A consultoria e-commerce pode parecer ainda um pouco incomum, mas se uma loja não passa por nenhuma revisão ou suporte há mais de ano, o consultor é o tipo de profissional que vai mais te ajudar. E por quê?
A consultoria não serve para efetivamente consertar as coisas, mas sim dimensionar tudo da sua loja virtual. É claro que a consultoria pode ser vista como “não-obrigatória”, até porque não é mesmo. Você pode preferir contratar um desenvolvedor que vai mexer em tudo e colocar a mão na massa. No entanto, o consultor não vai ver somente aquilo que você viu e precisa de ajuste, mas o todo da sua loja.
Nem todo programador tem por trás a expertise de fazer essa varredura completa. Normalmente ele segue as diretrizes básicas do que lhe é pedido, sem tantos acréscimos. O consultor não, o papel dele é analisar meticulosamente tudo que está acontecendo e que precisa de algum ajuste, ou que ainda sequer existe.
O diferencial
Imagine o seguinte, sua loja virtual está vendendo razoavelmente bem, mas no chat box uma das maiores reclamações é a falta de comunicação pós-venda. Você sabe exatamente o que deve ser feito para melhorar isso? Nem tudo do marketing digital pode ser resolvido com uma mente só.
Uma consultoria e-commerce também não trabalha prestando serviço a partir de uma mente só. Há profissionais especializados em algumas áreas do marketing digital que vai dar um suporte completo.
Ainda que possamos lhe dar muitas dicas do que você deve se lembrar na hora de estar criando seu e-commerce, a validade mais comum de uma plataforma dessa é de 3 anos. O meio digital é tão constante, que sua loja pode ficar rudimentar em pouco tempo. Por isso mesmo que resolvemos trabalhar com o serviço de consultoria. Nem tudo se resolve com adição de códigos ou funcionalidades, e sim com uma análise mais aprofundada e a entrega de um relatório de como é possível melhorar.
Um exemplo básico: sua plataforma pode não estar respondendo bem na integração de sistemas. O que isso quer dizer? Hoje, uma loja virtual deve estar integrada com as informações internas da sua empresa, para evitar erros financeiros, de estoque, de erros no cadastro de consumidores, entre outros detalhes.
Portanto, é imprescindível você dar uma importância na validação dessa integração. Se você não possui o conhecimento de como todos esses sistemas funcionam, um consultor vai ter ao menos uma noção prévia se está tudo ok ou se vale investigar algo mais afundo.
Entre os sistemas integrados na sua loja virtual, podem estar:
- Sistema de CRM;
- Sistema de vendas;
- Sistema de e-mail marketing;
- Marketplace;
- Meios de entrega.
Esse é o diferencial de um consultor. Um desenvolvedor de e-commerce conhece os códigos e as plataformas, mas nem sempre tem uma especialização em análise, planejamento e suporte. Mas você vai precisar deste desenvolvedor pós-consultoria. Então ele está ainda na cadeia de trabalhos.
Já a consultoria e-commerce tem o papel de oferecer os profissionais de marketing digital focados em loja virtual para averiguar todos os detalhes da sua loja, te dando um plano completo de todas as áreas que você deve se preocupar. É um serviço mais amplo e mais de análise, e não efetiva e prática, mas ainda assim fundamental para você saber para onde ir e o que está acontecendo com sua loja.
Ainda em dúvida? Mande uma mensagem para gente e peça um contato mais aprofundado sobre o assunto, que certamente te ajudamos.
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