Nenhum empresário, seja do pequeno à uma multinacional, quer gastar dinheiro à toa. O lema do monitoramento é justamente fazer uso inteligente do seu orçamento. Antes da Internet, mensurar os dados e a audiência eram tarefas bem mais difíceis que hoje, e por isso muitas empresas gastavam rios de dinheiro em uma propaganda de TV que nem sempre se saiu muito bem.
Não à toa, vemos cada vez mais comerciais televisivos específicos e bem pensados, pois hoje é preciso planejar muito mais para manter seu negócio financeiramente saudável. Além disso, temos mais plataformas para realizar propaganda, como o YouTube, o Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros.
Google Analytics
O Google Analytics é uma das principais plataformas do Google, que pode ser usada gratuitamente e de forma bem positiva para seu negócio. Justamente por essa importância, é válido conhecer as informações básicas e tudo que é possível fazer com a ferramenta.
De forma bem direta e objetiva, o Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online. Através de um código que você adiciona em seu site, você pode ver e acompanhar os resultados de tráfego, tempo de permanência na página, maiores cliques na página, os canais de origem do usuário, entre outros dados.
Google Tag Manager
O Google não possui apenas uma única ferramenta, que é o que chamamos de mecanismo de busca. Entre toda sua complexidade com algoritmos, o Google criou diversas funcionalidades diferentes para atender principalmente empresas que queriam ter mais confiança na ferramenta. Entre eles temos o Google Ads, Google Analytics, Google Search Console e o Google Tag Manager.
Cada uma delas possui uma proposta diferente, trazendo mais possibilidades ao seu negócios, já que os focos são diferentes, mas fundamentais. O Google Tag Manager em si é uma ferramenta que você adiciona um código no site, e pode instalar diversos serviços sem mexer no código novamente, facilitando bastante a personalizar monitoramentos.
Monitoramento de E-Commerce
Com a tecnologia avançando e novas possibilidades com o marketing digital, é essencial que os donos e responsáveis pelas lojas online fiquem de olho em maneiras de fazer o monitoramento de e-commerce. Não é de hoje que é falado que a mensuração de dados é a tarefa mais importante no marketing digital.
É através do monitoramento de dados que é possível entender e analisar todos os comportamentos possíveis do seu público e aplicar melhorias constantes. É nos dados que se baseia as tomadas de decisões, então é fundamental saber por onde começar e como de fato fazer um bom monitoramento, afinal, não adianta ter inúmeros dados e não saber entendê-los.
Otimização de Conversão (CRO)
A Otimização de Conversão, ou no original, Conversion Rate Optimization (CRO) é fundamentada em uma série de técnicas usadas para estimular seus visitantes e se tornarem clientes, ou seja, converterem. Qualquer melhoria que você faz no seu site visando conversão pode ser considerada uma técnica de CRO.
É uma técnica muito usada em lojas online, com o intuito de fazer os usuários se sentirem à vontade e terem uma boa experiência no seu e-commerce, para enfim fechar uma compra. A partir da primeira compra, sua empresa tem mais um cliente para criar estratégias para impactá-lo em outras oportunidades.