O que são Meta tags e como usá-las
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Alguns artifícios em programação trazem muitos pontos positivos quando falando de SEO, estrutura de conteúdo e otimização de páginas. As Meta Tags são um desses artifícios configurados em HTML em um site.
HTML é uma linguagem de programação simples e básica, que até mesmo uma pessoa não-formada em Ciências da Computação e similares pode usar. Todo site possui códigos em HTML, até mesmo sua home ou uma página de texto.
Nesse conceito, as Meta Tags nada mais são que “meta descriptions”, usadas para descrever um conteúdo de página de web. Por ser uma descrição voltada para os mecanismos de buscas, é um código oculto na sua página, e não aparece de fato no seu conteúdo, apenas nos buscadores ou na aba do navegador.
Para conseguir visualizar melhor essa descrição, basta você entrar em uma página de busca do Google e observar a frase abaixo do título e URL do resultado de pesquisa. Veja um exemplo abaixo:
Colocamos de exemplo uma página do Google para Webmasters usando o nome da área da empresa como termo de pesquisa, portanto a palavra-chave “Webmasters” fica negritado. Além disso, usamos uma pesquisa do Google, mas a meta-descrição serve também para outros buscadores, como Baidu, Bing e Yahoo.
Para que a Meta Tag apareça nos buscadores de forma mais eficiente e correta, a frase deve ter entre 140 e 160 caracteres. Mas, novamente, As meta tags aparecem apenas no código da página.
Para verificar se uma página da web possui uma Meta Tag adicionada, bastante você ir no código-fonte da página, usando Ctrl + U. Elas são adicionadas na seção <head> de uma página da web em HTML e são as palavras-chave consideradas “legais” pelo Google e outros buscadores.
Importância das Meta Tags
Assim como o seu título e URL otimizada, as Meta Tags ajudam no seu resultado orgânico. É claro que, da mesma forma que ela pode ajudar, ela também pode prejudicar. E por quê? Simples, assim como um texto orgânico precisa ser natural, sem forçar número de palavras-chave e links artificiais, a descrição que aparece nos buscadores também precisa ser bem pensada.
De nada adianta só colocar palavras-chaves relevantes e bem buscadas se são termos que não possuem relação com a URL, título, ou próprio texto. Quando uma Meta Tag é bem pensada, os algoritmos dos buscadores entendem o sinal de relevância e pode ajudar no seu ranqueamento.
Também fica de aviso que não é como se sua Meta Tag fosse resolver todos seus problemas ou ser um milagre SEO para seus resultados orgânicos, mas ainda assim pode ser uma descrição que desempenhará um papel positivo se usado naturalmente.
Como a Meta Tag ocupa mais espaço – cerca de duas linhas de texto – do que a URL e o título da sua página, é um bom espaço para apresentar melhor o tema e fisgar o usuário. Empresas que vendem produtos tentam vender seu peixe, empresas de serviços, tentam explicar melhor seu trabalho.
Tipos de Meta Tags
Além da Meta Tag mais tradicional, que aparece nos buscadores (SERPs), há mais 1 tipo de descrição possível no código da sua página de web. Ela é conhecida como Tag de Título. É um texto que você verá na parte superior do seu navegador.
Os buscadores entendem que essa tag é um título da sua página, mas na verdade é um bônus para que a aba do seu navegador fique diferente de outras abas e o usuário consiga visualizá-la com mais facilidade entre tantas outras.
Esse tipo de tag pode ter um impacto real nas classificações de pesquisa, e é a única tag considerada visível para o usuário médio.
E por fim há a meta tag de descrição, que é literalmente uma breve descrição que aparece apenas nos buscadores.
Para os programadores
Como as Meta Tags estão relacionadas diretamente ao HTML de um site, é interessante que sua empresa tenha um programador que conheça conceitos básicos sobre a estruturação do HTML. É um conhecimento básico que qualquer programador possui, portanto, se for necessário, vale também contratar um para fazer ajustes no painel de CMS do seu site.
Sabendo como a meta description conversa com os códigos, algumas funcionalidades/atributos são possíveis com HTML, como:
- HTTP-EQUIV: serve para controlar as ações do navegador e também especificam melhor as informações. São ajustes que que trazem efeitos diretamente na tag HTTP do cabeçalho, ou seja, na URL como um todo da sua página.
- NAME: Meta tags com o atributo “name” são utilizadas quando os tipos não correspondem com o HTTP. Mas alguns buscadores não chegam a fazer distinção sobre esses tipos de tags, que entende como uma coisa só.
- DUBLIN CORE: procurando maior personalização de Meta Tags, foi idealizado e criado uma linguagem própria, chamada de Dublin Core, que permite maior flexibilidade aos autores das descrições.
Há ainda atributos que podem ser adicionados em código para facilitar a indexação e análise do Google Bot e outros algoritmos dos mecanismos de buscas. Para as meta tags o atributo mais importante é conhecido como ROBOTS.
É uma tag que conversa apenas com os robôs/rastreadores dos buscadores, para ajudá-lo a identificar o que há na página para ser ranqueado. Há os seguintes seguintes valores em código nesse atributo:
- All: valor default, significa vazio, o que significa que o robô de busca não recebe nenhuma informação.
- Index: os robôs de busca podem analisar a página normalmente para ranqueamento.
- Follow: não só podem indexar a página, como pode também analisar os links que estão hospedados para outras páginas.
- NoFollow: a página é indexada, mas os links não são seguidos.
- NoIndex: os links podem ser seguidos, mas a página não é indexada.
- None: os robôs podem ignorar a página.
- NoArchive (Apenas Google): a página não é arquivada
Já existem ferramentas prontas para todos esses atributos, como o Yoast SEO, usado para WordPress.
Dicas
Levando todas essas informações em consideração, há algumas boas práticas que são recomendadas na hora de preparar uma meta tag. Entre as dicas mais importantes, está o mais simples: sua descrição tem que ser objetiva e convincente para aquela página em questão.
Você possui apenas 2 linhas de texto para informar e ao mesmo tempo fazer o usuário ter certeza do que vai achar se clicar. Tente seguir alguns passos:
- Adicione uma CTA (Call to Action), ou seja, uma chamada para clique.
- Evite totalmente uma tag longa, que passe de 160 caracteres. O Google e outros buscadores vão cortar sua descrição ao meio e pode estragar totalmente a mensagem que você quer passar.
- Também não crie uma descrição vaga e ambígua demais, senão não há nenhuma aplicação prática e os usuários não vão clicar na sua página.
- Faça o possível para que sua descrição tenha alguma interatividade mínima com o usuário, assim fica fácil para o usuário entender o que seu site oferece, ao mesmo tempo que também te dá cliques mais relevantes.
Falar em programação e códigos pode confundir qualquer um que não seja da área de desenvolvimento, no entanto, as meta tags são simples de implementar. Caso você queira colocar a mão na massa, você não precisa ser um programador expert, apenas ter alguma experiência com HTML.
No entanto, caso ache melhor ter um espaço visual para adicionar uma meta tag, é possível pedir para o seu programador fazer essa funcionalidade. Caso você tenha WordPress, há plugins gratuitos que configuram tudo isso para você de maneira intuitiva e de fácil uso.