Como fugir de links artificiais e evitar penalizações do Google
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A Iwo Digital possui um serviço independente e totalmente voltado para as questões de penalizações do Google, para ajudar as empresas que não sabem o que fazer quando percebem que foram penalizadas.
Infelizmente as empresas não olham tanto para esses problemas, mas no fim a sua performance pode estar sendo bastante afetada por essas penalizações. Segundo Matt Cutts, chefe da equipe de spam do Google, apenas 5% dos profissionais e responsáveis pelos sites procuram resolver os problemas de penalizações.
E nem sempre os alertas e notificações de penalização nem sempre estão ali para te prejudicar, e sim te mostrar que algo está errado. Nem sempre algum spam detectado pelo Google foi adicionado com má intenção, por isso antes de te banir do buscador, o Google te alerta com essas penalizações.
No texto sobre remoção de penalizações explicamos com certo didatismo os impactos delas, mas não falamos muito sobre como evitá-las. Por isso esse texto se faz necessário.
O que significa ser penalizado?
O Google publicou um estudo chamado “Webspam Report 2018” em 2019 com os dados de quantas mensagens enviou para os webmasters em 2018. As mensagens continham ações manuais que foram aplicadas aos sites e ao todo somaram 4 milhões de notificações de –
penalização.
É comum o Google, via Google Search Console, principalmente, te notificar de alguma ação ruim no seu site. E normalmente se trata de spam, ou seja, uma informação “suja” ou desnecessária que está muito constante e que não pode continuar dessa forma. Mas é uma penalização que pega qualquer agência e desenvolvedores de sites de surpresa.
Com as informações do recente Webmaster Report 2019, lançado ainda em junho deste ano, algumas partes foram bastante esclarecedoras. Segundo o Google, mais de 90% dos links de spam foram pegos pelos algoritmos e punidos. Além disso, as técnicas de linkbuilding como links pagos estão sendo menos efetivos para evitar que os sites façam uso disso de má intenção.
Spam é a penalização mais comum do Google, que é feita por um setor da empresa denominado Equipe de Spam, especializada justamente em averiguar ações má intencionadas, links artificiais e técnicas ultrapassadas ou já listadas como ações antiéticas na Internet.
No entanto, ser penalizado com essas notificações é uma forma restritiva manual, aplicada no seu site por violar as Diretrizes para Webmasters do Google. Antes de ser banido do buscador, você apenas sofre quedas bruscas e perde visibilidade orgânica do seu site. Remover essa penalização não é fácil, por isso vamos te dar algumas dicas e informações para você tentar evitar certas situações.
Por que punir?
O Google faz essas punições porque imagine os sites que estão lutando diariamente para ranquear a página, mas seguindo as dicas e as boas ações do Google, mas um site que pagou por links e colocou excessivamente palavras essenciais, entre outros, e fica na frente dos sites que estão seguindo regras saudáveis?
É como se esses sites antiéticos não quisessem planejar uma estratégia de marketing digital, de link building, e sair na frente com “esperteza”. No entanto há casos de sites que estão fazendo ações duvidosas porque usuários que gerenciam o site não possuem conhecimento. Então há penalizações básicas, como as de spam, e tem penalizações pesadas que se acumulam e podem se tornar um banimento.
Algumas ações que remetem à “estratégias antiéticas”:
- Você copiar um conteúdo e disponibilizá-lo para centenas de outros sites. Duplicidade já é um problema, replicar o mesmo conteúdo em domínios diferentes é muito pior.
- Caso você consiga um acesso ilegal a sites concorrentes e assim fazer a exclusão de textos alternativos, de imagens, e adicionar linkagens repetidas e sem sentido.
- Usar os mesmos links em muitas páginas do seu site, principalmente se for em palavras âncora (exemplo: você escrever SEO e linkar neste termo uma página com o título que tem a palavra SEO também).
O que são links artificiais?
Os links artificiais são conhecidos como links ruins, prejudiciais, e de spam. O spam é um termo que foi criado na época dos e-mails, que o usuário recebia e-mails não requisitados por um bom tempo e acabava mandando para a pasta de “spam”. Hoje as próprias empresas de e-mail não deixam emails não requisitados irem para a pasta de entrada e vão automaticamente para a pasta de spam.
Esses links podem ser de entrada e saída do seu site, então é preciso ficar ligado nas boas práticas de como utilizar um link. O Google, ao ver que esses links estão sendo usados sem contexto, sem sentido, de forma excessiva, ele vai te notificar como link artificial. Portanto é possível que o Google te dê uma penalidade manual, pois é uma tática considerada antiética e que não segue as diretrizes.
Links de entrada e links de saída
Para entender esses links que podem ser prejudiciais, é fundamental entender o que são os links de entrada e de saída.
- Links de saída: são links localizados no seu site que apontam para outros sites.
- Links de entrada: são links que estão em domínios externos, mas que apontam para seu o site.
A soma desses links constroem sua estratégia de “backlinks”, portanto você deve se preocupar tanto com os links que você usa no seu site e os que estão apontando para você. Existem algumas ferramentas que ajudam na detecção dos seus backlinks e para você também melhorar sua estratégia de link building.
Os links de saída podem apontar para um site não confiável, para um site que não condiz com as diretrizes do Google, e assim você tomar uma penalidade manual. Já nos links de entrada o perigo pode até ser maior e ter links pagos de outros domínios para apontar para você que são perigosos e antiéticos.
Como evitar essas penalizações?
Ainda é difícil dizer ou mostrar uma fórmula 100% eficaz para evitar uma penalização. Como já dissemos, por vezes os webmasters são pegos de surpresa com uma notificação da Equipe de Spam do Google. Mas há alguns estudos por aí que nos dão alguma luz no fim do túnel, como observações da SEMRush.
Links artificiais
Os links artificiais são os mais comuns de existirem e do Google abrir uma notificação manual. No entanto, foi observado que não importa o tempo de vida de um link artificial. Se ele existir desde 2016, ele ainda vai afetar seu site. Se ele foi adicionado em 2020, igualmente pode te prejudicar. Portanto, a varredura de links artificiais tem de ser feita considerando anos afora.
Reputação do seu site
Você pode ter a maior autoridade possível em um assunto específico e ter ótimas referências para seu site, no entanto, para o Google, nada disso importa se tem links de entrada ou saída sem contexto. Ou seja, sua empresa pode ser prestigiada, ter uma ótima reputação, mas o Google vai te notificar se os links artificiais existirem.
Basicamente: utilize links em horas que tem contexto, que o assunto está em voga, que tem relação com o que você está falando. Linkar por linkar vai te prejudicar.
Links em textos âncoras
Como já explicado, os textos âncoras funcionam quando usamos uma frase específica para ser linkado para um outro artigo ou conteúdo. Mas quando há uma correspondência exata de termos entre a frase e o título do link usado, o Google faz uma análise bem mais minuciosa, portanto, muito cuidado quando for adicionar um link.
Antigamente o Google recompensava os sites que usavam textos âncora para hospedar um link, no entanto muitos usuários passaram a usar essa recompensa de modo excessivo, sujando bastante os domínios com links repetitivos e em texto âncora.
Hoje o Google considera essa ação um sinal de manipulação de links, e vai notificar uma penalização por ir contra as diretrizes, ainda mais se os links forem suspeitos.
Mas, se eu for penalizado, o que fazer?
Ainda que as empresas e qualquer site tente evitar a todo custo uma penalização, ela ainda pode surgir por algum erro que você cometeu ou alguma ação sem má intenção. Mas, o que fazer se realmente houver uma notificação no Google Search Console?
Não é fácil remover uma penalização do Google. A ideia é ler a notificação enviada e seguir todos os passos que o próprio Google te recomenda. Ao fazer todos os passos, você pode solicitar uma reconsideração da penalização, que será analisada pela equipe do Google e te enviará uma resposta.
Pode levar de 2 a 3 reconsiderações no processo. Há vezes que é preciso meses para que seu site volte ao normal. Porém, fique calmo e siga todos os passos do Google. Ainda em dúvida? Converse com nossa equipe e peça uma análise gratuita de SEO para indicar se há links ou ações maliciosas presentes no seu site.