O inbound marketing tem o papel principal de construir um conteúdo informacional completo, sem aquela necessidade absurda de fazer apenas propaganda nua e crua, como vemos em comerciais de lojas de móveis, de cerveja ou similares. É recomendável que não tenha nem o nome da empresa no texto.
Por isso é uma estratégia de conteúdo para blogs e sites extremamente empregado nos dias de hoje, sendo um dos pontos centrais no planejamento SEO dos sites. Se inspirando em grandes canais de comunicação e jornalismo, os blogs e sites de empresas preocupadas com sua imagem e comunicação com seus consumidores passaram a criar conteúdos relevantes e com significado.
Conteúdo Para Blogs e Sites
Uma das estratégias de marketing digital mais importantes é o conteúdo. Antigamente bastava criar um site. Se você tivesse um site em flash, ainda na década de 1990 e início dos anos 2000, já era algo inovador. Mas, hoje, o avanço da tecnologia de desenvolvimento de site cresceu intensamente.
Com as ferramentas mais atuais, não basta você ter uma página inicial da sua empresa. Um site institucional precisa ter várias páginas que explicam seus serviços, quais produtos você trabalha, seus diferenciais, página de contato, endereço com mapa do Google, e assim por diante.
Conteúdo para E-Commerce
Você sabia que, de acordo com o E-commerce Quality Index (EQI), apenas 40% dos produtos em loja virtual possuem uma descrição completa aqui no Brasil? Desde lojas reconhecidas e líderes de mercado, até lojas menores, esse problema é bem mais comum do que você imagina. O conteúdo para e-commerce é o ponto essencial para melhorar seus resultados orgânicos.
Sem essa descrição completa, restam poucos espaços nas páginas em que palavras-chaves otimizadas e organizadas semanticamente aparecerão. Logo, todo o trabalho de conteúdo está prejudicado. Ações simples de conteúdo podem gerar melhores resultados no seu site, e também mais confiança quando o cliente procurar seu produto.
Marketing de Conteúdo
Após a era digital muita coisa foi modificada, desde as tecnologias facilitadoras para nos comunicarmos com pessoas que estão distante fisicamente, até o comportamento do consumidor, que deixou de abrir uma enciclopédia Barsa para procurar as respostas via Google. Pois bem, o conceito de Marketing de Conteúdo surgiu nesse novo contexto de sociedade.
E falando bem diretamente, o marketing de conteúdo está relacionado à criação de conteúdo, na busca de levar a informação até o público-alvo. Resumindo: é uma estratégia de marketing. Em uma realidade em que as empresas (de todos os tipos e tamanhos, bom lembrar) precisam participar do meio digital e estar por dentro de como os consumidores atuais se comportam, a criação de conteúdo se mostrou bastante relevante.
Email Marketing
Após os anos 2000, principalmente de meados da década até 2010, muito se questionou a eficácia do e-mail marketing, uma das primeiras estratégias de marketing que as empresas passaram a adotar. Há alguns motivos para isso, no entanto, nos últimos 10 anos, muita coisa mudou no cenário, renovando o gás do e-mail marketing nas vendas e branding.
E é exatamente por essa renovação na estratégia que o e-mail marketing se tornou uma das mais importantes nos dias de hoje para qualquer empresa que tenha uma loja online, ou que queira investir em peso na autoridade e relevância online do seu negócio.