Monitoramento de E-Commerce
Com a tecnologia avançando e novas possibilidades com o marketing digital, é essencial que os donos e responsáveis pelas lojas online fiquem de olho em maneiras de fazer o monitoramento de e-commerce. Não é de hoje que é falado que a mensuração de dados é a tarefa mais importante no marketing digital.
É através do monitoramento de dados que é possível entender e analisar todos os comportamentos possíveis do seu público e aplicar melhorias constantes. É nos dados que se baseia as tomadas de decisões, então é fundamental saber por onde começar e como de fato fazer um bom monitoramento, afinal, não adianta ter inúmeros dados e não saber entendê-los.
Pode parecer que estamos falando outro idioma quando falamos em monitorar dados. Mas é mais simples do que você imagina. Há ferramentas gratuitas e pagas que podem te ajudar, independente de seu orçamento. É por isso que na Internet proporcionou que pequenas e médias empresas também pudessem criar suas estratégias gastando bem menos do que se ainda precisasse depender de jornais, revistas e a TV.
A importância de monitorar
Nenhum empresário, seja do pequeno à uma multinacional, quer gastar dinheiro à toa. O lema do monitoramento é justamente fazer uso inteligente do seu orçamento. Antes da Internet, mensurar os dados e a audiência eram tarefas bem mais difíceis que hoje, e por isso muitas empresas gastavam rios de dinheiro em uma propaganda de TV que nem sempre se saiu muito bem.
Não à toa, vemos cada vez mais comerciais televisivos específicos e bem pensados, pois hoje é preciso planejar muito mais para manter seu negócio financeiramente saudável. Além disso, temos mais plataformas para realizar propaganda, como o YouTube, o Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros.
Em contrapartida, todas essas plataformas de hoje dão dados de audiência muito mais precisos e claros. E não apenas isso, todas elas criaram uma ferramenta para você acompanhar tudo em tempo real e analisar os melhores caminhos que você pode trilhar para ter mais sucesso com seus anúncios e postagens orgânicas.
Sites também passaram a ter muito mais desenvolvimento e inovação na última década, trazendo tantas funcionalidades que é possível manter seu negócio apenas no campo online, sem se aventurar em marketing offline – o que não quer dizer que elas não são importantes mais.
Os e-commerces foram os sites que mais cresceram nos últimos anos, sendo um espaço para marketplaces e lojas físicas que criaram seu ambiente virtual. Imagine que seu e-commerce precisa ser bem desenvolvido e ser seguro para que transações financeiras aconteçam em sigilo. Criar esse ambiente não é tão simples, e criar um layout chamativo é ainda mais complexo.
Pois bem. Ao criar um site, após alguns meses é possível ter números exatos de tráfego, permanência do usuário no seu site, a velocidade das páginas, assim como taxa de rejeição, origem do tráfego (se foi pela pesquisa orgânica do Google, por algum anúncio que fez, postagem orgânica nas mídias sociais, entre outros).
E é com esses dados que você, junto com uma equipe de marketing e desenvolvedores de site, vai entender melhor onde você tem que melhorar, onde você vai investir e como você vai atingir melhor seu público. Por isso é importante você conhecer algumas ferramentas básicas de monitoramento de e-commerce e sites em geral.
Principais ferramentas para monitoramento de e-commerce
A gente vai citar as principais pois existem muitas ferramentas que podem ajudar seu e-commerce, desde as gratuitas, até as pagas por assinatura. É extremamente válido você buscar várias opções no mercado para optar pela que mais atende sua loja e suas necessidades. No entanto, há algumas plataformas universais.
Google Analytics
Você já deve ter ouvido falar, e já até tem uma conta no Google Analytics. No entanto, ele é uma ferramenta que necessita de acompanhamento constante. Não é produtivo apenas ter a conta se você não visualiza os relatórios e analisa todos os dados coletados. Ter um profissional que vai mexer no Analytics e te dar alguns norteamentos é extremamente importante aqui.
Ele vai te dar informações de tráfego, origem desse tráfego, a permanência dos usuários nessa página, assim como outros dados que eu garanto que são muito importantes para seu negócio. Além disso, o Google Analytics conversa diretamente com o Google Ads, Google Search Console e Tag Manager (que também ajudam e muito no monitoramento do seu e-commerce). É uma das ferramentas mais completas de marketing digital que sua empresa quer ter.
Keyword Planner e SEO Monitor
Apesar de estarmos falando de duas ferramentas diferentes, elas se complementam, e muito bem, por sinal. O Keyword Planner é a plataforma de análise de palavras-chave do Google Ads, e dá vários insights de quais termos vão ser importantes para você adicionar nas descrições dos seus produtos, assim como título e subtítulos.
No entanto, ele não dá tantos relatórios claros e intuitivos, e é aí que o SEO Monitor vai te ajudar mais. Ele vai fazer uma análise das palavras-chave mais fortes do seu site e onde você pode melhorar nos termos. É uma ferramenta que vai comparar suas palavras com as do concorrente e ainda te sugerir novas palavras que serão importantes para você.
Google Page Speed e Mobile Test Me
Em um e-commerce é fundamental analisar e monitorar constantemente a velocidade das suas páginas. Se um usuário precisa esperar 10s para a página carregar, a chance dele não comprar e não se manter na sua loja é gigantesca. O Google Page Speed vai fazer a análise do seu site e de suas páginas, tanto na versão desktop quando na mobile.
O Mobile Test me é especializado na velocidade de carregamento de lojas online responsivas, que possuem versão mobile. A maior parte das compras e pesquisas são feitas por smartphones, então é um monitoramento essencial para seu negócio vingar e trazer lucratividade.
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