Por que fazer conteúdo para blogs e sites
Uma das estratégias de marketing digital mais importantes é o conteúdo para blogs e sites. Antigamente bastava criar um site. Se você tivesse um site em flash, ainda na década de 1990 e início dos anos 2000, já era algo inovador. Mas, hoje, o avanço da tecnologia de desenvolvimento de site cresceu intensamente.
Com as ferramentas mais atuais, não basta você ter uma página inicial da sua empresa. Um site institucional precisa ter várias páginas que explicam seus serviços, quais produtos você trabalha, seus diferenciais, página de contato, endereço com mapa do Google, e assim por diante.
Hoje em dia, não é só a programação que mudou. Mesmo com novas linguagens e possibilidades de criar sites, o próprio comportamento do usuário mudou. Se antes os consumidores assistiam a TV e não podiam diretamente conversar com os apresentadores, a direção do programa ou mesmo com atores e atrizes, hoje é tudo muito mais íntimo e próximo.
Hoje os consumidores procuram mais relação entre artista e fã, entre empresas e os usuários. Essa nova dinâmica das redes sociais e os sites próprios das empresas mudou radicalmente como que o marketing funciona. Hoje é a empresa que precisa mostrar tudo que é capaz e como vale o esforço do usuário de consumir os produtos e os serviços.
É através dessa nova dinâmica que começou a surgir a necessidade das empresas falarem o que pensam, seus ideais, objetivos e novidades. As redes sociais são os canais que aproximam mais ainda o usuário da empresa, porém, com tanta coisa assim para dizer sobre a empresa e conteúdos relevantes para seu público, apenas as redes sociais não bastam.
Justamente a partir dessa necessidade as empresas passaram a criar seus blogs, e canais de comunicação em que o inbound marketing pode ser explorado ao máximo.
Inbound marketing em blogs e sites
O inbound marketing tem o papel principal de construir um conteúdo informacional completo, sem aquela necessidade absurda de fazer apenas propaganda nua e crua, como vemos em comerciais de lojas de móveis, de cerveja ou similares. É recomendável que não tenha nem o nome da empresa no texto.
Por isso é uma estratégia de conteúdo para blogs e sites extremamente empregado nos dias de hoje, sendo um dos pontos centrais no planejamento SEO dos sites. Se inspirando em grandes canais de comunicação e jornalismo, os blogs e sites de empresas preocupadas com sua imagem e comunicação com seus consumidores passaram a criar conteúdos relevantes e com significado.
Por isso a criação de conteúdo, diferente de jornais diários, é com foco em pautas frias, ou seja, informações atemporais, de conhecimentos duradouros. E o SEO, como já sabemos, é uma estratégia de médio a longo prazo, que vai trazer autoridade, posicionamento e relevância nos mecanismos de busca.
Pode ver como os blogs passam a ser peça-chave para falar o que é importante no seu setor e como ajudar a tirar dúvidas de seu público? Você será mais achado, mais relevante no seu segmento, e pode se tornar uma referência de conteúdo confiável e de qualidade no futuro.
O inbound marketing funciona através da soma alguns pontos fundamentais: tamanho do conteúdo + estruturação do texto + frequência de publicação. Grave bastante essa soma.
Como criar conteúdo de qualidade para blog e sites
Quando falamos de comunicação, relações humanas e usuários, tudo se torna mais subjetivo. Não existe uma fórmula pronta que vai dar certo com 100% de certeza. Porém, há práticas mais recomendadas e que ajudam bastante a impulsionar seus resultados.
Vamos começar com o tamanho dos textos.
Quantidade de palavras por texto
Atualmente, segundo relatório da SEMrush, a Internet possui, em média, texto entre 500 a 600 palavras. Um texto desse tamanho pode ser útil ao consumidor e pode ter as informações básicas mais necessárias.
No entanto, um texto desse tamanho não converte como textos longos, de mais de 1000 palavras. Ou seja, o inbound marketing trabalha então em um planejamento que os conteúdos mais importantes precisam ser longos e bem explicativos (nada de encher linguiça), mas também é possível ter conteúdos mais curtos em épocas e objetivos mais específicos.
As notas perfeitas que o Google deu em textos passaram de 600 palavras, e chegaram a 1200 palavras. Mas textos entre 1200-1800 palavras convertem mais que textos com 500, por exemplo. Então, o leque de opções para criação de conteúdo é bem grande e é possível criar conteúdos exemplares de várias formas.
Estruturação do texto
Também conhecido como “copywriting”, a estruturação do texto nada mais é do que de fato estruturar seu conteúdo seguindos as recomendações dos mecanismos de buscas. No SEO, não basta você achar as palavras-chave e os tópicos mais importantes para seu consumidor.
É preciso organizar essas informações todas de forma amigável a apresentável. Por isso que se fala bastante de subtítulos (H2, H3, H4 etc). Não apenas estruturar seu conteúdo por subtítulos, mas também escrever parágrafos mais diretos e não muito longos.
Assim, juntando seu texto com materiais visuais, o texto se torna mais fácil de ser entendido, além de receber mais “pontuações” do Google, o que ajuda no posicionamento. Por isso não podemos descartar imagens (e otimizadas), com legendas informativas, assim como gráficos, infográficos, álbuns de fotos, podcasts, links relevantes e muito mais.
Uma boa formatação de texto é essencial para que o inbound marketing traga os resultados esperados. Se uma imagem está quebrada e não pode mais ser visualizada, por exemplo, o copywriting será prejudicado.
Frequência de publicação
O terceiro fator, e igualmente importante, está na frequência de publicação. O inbound marketing no SEO só dará frutos no seu blog se você mantém uma periodicidade de publicação. Há setores bem mais intensos e com necessidade de conteúdo todo dia, mas há segmentos que basta você postar 1 vez por semana, ao menos, e não desistir mais de postar.
Mesmo segmentos que imaginamos ser “chatos” e com pouca informação, há dúvidas, informações novas e dicas de como ser aplicado, utilizado ou entendido. Acredite, é com o conteúdo para blogs e sites que é possível descobrir o que é que as pessoas querem saber, o que é interessante informar, e o que pode ser relevante para o futuro.
O planejamento de frequência deve ser determinado em equipe, após pesquisas do público, do mercado, da plataforma a ser usada como blog, além de orçamento para pagar os criadores de conteúdo.
Esse conteúdo, veja bem, nem sempre precisa ser em texto. Pode ser um podcast ou um vídeo no YouTube. Mas é importante que sua postagem em blog tenha uma introdução e um resumo das informações contidas nesses programas audiovisuais. É na introdução que você pode adicionar as palavras-chave com mais assertividade, organizar seu conteúdo para que o Google entenda com mais qualidade, entre outros fatores.
Ainda em dúvida sobre criar um blog?
Toda empresa que está presente na Internet pode pensar e decidir se está na hora de criar um blog. Desde empresas pequenas até grandes, o blog é uma ferramenta de custo mais baixo se comparado com a publicação de jornais periódicos ou revistas temáticas. E pode ter um alcance ainda maior e mais precisão.
Uma grande vantagem de ter um blog não está apenas na frequência, preço e alcance. Está na atualização da informação. É impossível reescrever um texto já publicado em uma edição da Veja, por exemplo. No ambiente digital isso muda de figura.
Há informações mais ricas que foram publicadas por especialistas e fontes confiáveis? Há entrevistas que tiveram informações ricas? Eventos anuais que inovaram e trouxeram melhorias para o setor? Todas essas informações podem ser coletadas e editadas em um texto pilar, por exemplo.
Essa página sobre conteúdo em blog pode receber mais informações recentes e fundamentais para você. A formatação pode ser mudada para que a recepção do texto melhore, para que tenha mais acessos, ou divulgação. Há diversos caminhos que podem ser feitos em blogs.
Nada é perdido se pode ser melhorado e reavaliado. Um conteúdo de blog tem total aptidão para evoluir cada vez mais, então não é um gasto jogado fora, pois nunca mais vão ler ou falar do seu conteúdo. Muito pelo contrário. Se o resultado não foi tão agradável, é possível rever o planejamento e a estruturação do texto. Nada é perdido no SEO para blogs e sites.
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