Tudo que envolve a consultoria de SEO
Atualmente, todo site que está na superfície da web é encontrado pelos mecanismos de buscas. Isso significa que se seu site está no Google, ele pode ser achado via busca. Essa mesma lógica também funciona para outros buscadores, como o Yahoo, Bing e o Baidu. Sendo assim, a consultoria de SEO se tornou fundamental para criar estratégias e analisar as melhores formas de melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de buscas.
O SEO, também conhecido como Search Engine Optimization (em português Otimização para Mecanismos de Busca), é uma estratégia de marketing digital que envolve diversas atividades e profissionais. Tudo que está relacionado à SEO é feito para os mecanismos orgânicos de busca e melhorias no seu domínio de site.
Ainda é uma das atividades mais importantes do marketing digital, pois se trata de otimizações técnicas do seu site. Imagine que seu site é seu carro. Assim que você compra um carro 0 km, você recebe instruções para fazer as revisões de tempos em tempos no carro. Essas revisões envolvem troca de óleo, vistoria no motor e outros equipamentos, assim como analisar o estado dos pneus e outros detalhes do seu carro.
Hoje em dia, quando você desenvolve seu site, a equipe de programação, marketing e comunicação planejam um layout em conjunto com as suas ideias iniciais. Dessa forma, assim como o carro 0 Km, o seu site é desenvolvido para que seja o mais rápido possível, para que seus links estejam otimizados logicamente (ou seja, que tenham um sentido, e não sejam apenas códigos que não dizem nada), o layout esteja harmônico com os conteúdos inseridos e assim por diante.
Porém, assim como o carro, que precisa de revisões e análises de tempos em tempos, seu site também precisa. E por quê? Porque o SEO é uma estratégia que está em constante mudança. Como se relaciona com os buscadores, se o Google, ou Bing mudam algo em seus algoritmos, a estratégia de SEO também deverá ser analisada, para observar se algumas mudanças terão de ser feitas.
É aí que entra o papel da consultoria de SEO.
Mudanças recentes no SEO
Desde 2017 o assunto nas agências e profissionais de marketing digital estava totalmente focado na experiência do usuário e na construção de sites responsivos. Em 2018, a Statista, grande instituto de dados, reportou que o tráfego online de usuários se dava, majoritariamente, pelos smartphones.
Os dados ainda devem aumentar de 2020 em diante, mas em 2018, o tráfego já girava em 52,2% dos usuários utilizando celulares. O que isso significa? Que nesses últimos dois anos o SEO se baseou em melhorar os sites responsivos. Se no desktop o site é rápido, isso é, se as imagens carregam rápido, os textos e a entrada nos links, no celular os números precisam ser ou iguais, ou melhores.
A experiência do usuário também é fundamental, assim, toda a navegabilidade no desktop precisa ser melhorada, assim como na versão responsiva. Todas as maneiras de melhorar esses pontos, há ferramentas gratuitas e pagas para te ajudar. E claro, um consultor que entenda os dados e as informações adquiridas, assim como aplicar as melhorias.
Esses são exemplos de mudanças que foram imprescindíveis nos últimos anos. A consultoria de SEO ajuda bastante a identificar todas as inovações referentes aos mecanismos de buscas, mudanças de algoritmos, assim como melhores práticas no desenvolvimento de sites, criação de conteúdo e otimização de páginas.
Do que se trata a consultoria de SEO?
É também comum que as pessoas não saibam exatamente tudo que envolve o SEO. Se estamos falando de mecanismos de buscas, estamos falando de regras que as empresas criaram e consideram como melhores. O Google é o maior mecanismo de busca atualmente, e ele não é simplesmente um buscador de palavras.
O Google é uma empresa que possui diferentes ferramentas para averiguar, reportar erros e melhorias, assim como para analisar totalmente suas páginas, impressões e dados sobre seu site. Uma das mais importantes ferramentas se chama Google Webmaster Tools, em que você adiciona seu site no Google Search Console e consegue ter os dados gerais e específicos de seu site.
Os dados de SEO sobre as impressões, ranqueamento e páginas mais lidas, assim como erros, são todos reportados nessas ferramentas. Porém, é necessário entender os dados e saber como utilizá-los para melhorar seus resultados.
O Search Console é o ponto inicial de tudo quando falamos de resultados orgânicos no Google. Mas há muitas outras ferramentas que auxiliam na tomada de decisões e resolução de problemas. O papel da consultoria de SEO não é só entender essas ferramentas mais básicas (porém, importantes), mas também analisar onde é possível melhorar.
E para isso, a consultoria trabalha com uma revisão completa de um site. Os serviços incluídos nessa consultoria são:
- Velocidade e carregamento de páginas e arquivos (imagens, vídeos, podcasts etc);
- Situação do código-fonte e estruturação do site (programação, basicamente);
- Análise on-page (erros em tags principais, títulos, subtítulos, imagens otimizadas, linkagem interna, qualidade dos conteúdos);
- Estudo off-page (redes sociais, parceiros, conteúdos que podem ser referência de qualidade etc);
- Melhorias em páginas indexadas;
- Análise de URLs;
- Taxa de rejeição, de conversão e análise de tráfego;
- Backlinks.
Todos esses serviços podem ser feitos por uma equipe, por um profissional certificado de SEO, assim como uma agência. Cada um deles ajuda no resultado orgânico, direto e indiretamente. Por exemplo, tornar o site mais amigável e intuitivo, faz os mecanismos de buscas darem mais crédito para seu site. Assim seu ranqueamento pode subi e assim como a avaliação do buscador perante ao seu conteúdo, navegabilidade ou velocidade de carregamento.
São diversas nuances e possibilidades que podem ser descobertas após uma consultoria de SEO. Levantando todos os dados e informações de como está o site e o que pode ser melhorado e criado, os resultados positivos serão nítidos posteriormente.
Ferramentas auxiliares para análise de SEO
Algumas ferramentas ajudam bastante a absorver dados específicos e também analisar erros e problemas no site. Abaixo, recomendamos alguns que são aceitos pela larga maioria dos profissionais e especialistas em marketing digital:
- Google Webmaster Tools (inclui Google Analytics e Tag Management)
- Moz Pro Tools
- Website Grader
- Sem Rush
- Uber Suggest
- SEO Report Card
No entanto, essas sugestões são apenas uma forma de observar que a tecnologia também está ao lado dos sites de todos os tipos, desde as lojas online, até sites de conteúdos, institucionais e outros. Caso a consultoria de SEO seja necessário, é preciso observar também especificidades de cada site, para utilizar a ferramenta auxiliar que mais está de acordo com a realidade.
Se você leu tudo isso e se sua empresa está precisando de uma análise completa de SEO do domínio e site, não deixe de preencher nosso formulário e pedir uma consultoria inicial.
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